Sacerdotisas africanas no mundo bíblico

A teóloga Cleusa Caldeira da FAJE e Vicente Artuso da PUCPR publicaram na Revista Estudos Feministas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. O artigo intitulado Sacerdotisas africanas no mundo bíblico. Leitura decolonial de Êxodo 4.24-26 pode ser lido no link abaixo.

Sacerdotisas africanas no mundo bíblico. Leitura decolonial de Êxodo 4.24-26

Cleusa Caldeira

Vicente Artuso

Resumo: Da experiência espiritual da mulher negra em diáspora, surge um pensamento fronteiriço como resposta bíblico-teológica à experiência histórica do racismo. Trata-se de um exercício hermenêutico que assume o imperativo ético e epistemológico da decolonização da teologia e da Bíblia, visto que ambas serviram como “ferro em brasa” para subjugar e desumanizar os povos de origem africana. De um exercício interpretativo a partir do subalterno, desvela-se o protagonismo espiritual da mulher negra no mundo bíblico a fim de revelar as matrizes africanas da fé judaico-cristã. Com isso, anseia-se contribuir para a desconstrução do imaginário eurocêntrico que segue legitimando a dominação e o aniquilamento do outro e, assim, cooperar para a reconstrução de um imaginário despatriarcalizado e antirracista.

Texto completo aqui.

Publicado por

Lucas Duarte

Educador popular mestre em Teologia pela PUCPR, formado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017) e Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2016). Membro do Grupo de Pesquisa "Teologia Pública em contexto latino-americano". Tem experiência em Pastoral e Direitos Humanos; e pesquisa sistema carcerário em perspectiva abolicionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *