Livro reúne trabalhos do II Congresso Humanitas da PUCPR

A PUCPRESS acaba de publicar o livro “As humanidades em tempo de pós-verdade”. A obra, organizada por Rudolf Von Sinner, Etiane Caloy Bovkalovski e Geovani Viola Moretto Mendes, é uma coletânea de textos apresentados no II Congresso Humanitas da PUCPR, além de uma seleção de capítulos sugeridos pelas coordenações dos eventos integrados e, eventualmente, escolhidos pelos organizadores.

O II Congresso Humanitas foi realizado, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2021, pela Escola de Educação e Humanidades da Universidade e pelo Instituto Ciência e Fé da PUCPR. Foram 12 eventos simultâneos que reuniram pesquisadores de diferentes vertentes das humanidades em torno do tema da pós-verdade.

As eleições nos Estados Unidos em 2016, no Brasil em 2018, bem como as notícias sobre a pandemia no novo coronavírus, e as fake news relacionadas a estes e outros tantos assuntos reforçaram a percepção e a necessidade de falar sobre as humanidades em tempos de pós-verdade.

Cartaz de divulgação do II Congresso Humanitas da PUCPR

Para Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR na ocasião do II Congresso, o livro “pretende enfrentar um dos problemas mais sérios da humanidade. Todos esperamos propostas transformadoras, para que a educação abrace e cumpra o seu papel nesse enorme desafio.”

Ericson Falabretti, decano da Escola de Educação e Humanidade em 2021, enfatiza que a obra contribui “para sairmos das sombras de um mundo da pós-verdade, para escaparmos à torpeza vil do negacionismo, temos de somar à discussão aberta de uma razão pública, à lucidez da consciência histórica e à vontade de viver em e pela comunidade uma educação libertadora comprometida com a vida, a verdade e a justiça”.

A obra pode ser adquirida no site da editora, em e-book. Em breve estará disponível em livro físico.

Publicado por

Teologia Pública

Somos um grupo de pesquisa dedicado a investigações no âmbito da Teologia Pública pensada a partir da América Latina, como contexto que provoca a reflexão teológica, em conexão com distintos espaços/públicos: 1) cultura, universidade, ciências; 2) sociedade, política, movimentos sociais; 3) igrejas, comunidades de fé, religiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *