Dissertação recebe prêmio Papa Francisco da CNBB

O teólogo Lucas H. P. Duarte conquistou o prêmio Papa Francisco na categoria ‘dissertações’ na 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em 23 de novembro. A pesquisa “É melhor tirar a cadeia”: contribuições da teologia pública para a superação do encarceramento, sobre abolicionismo penal sob ótica da teologia, foi defendida no Programa de Pós-Graduação da PUCPR, sob orientação de Rudolf von Sinner.

O trabalho de Duarte desnaturaliza as prisões, investiga as contribuições teológicas para manutenção do encarceramento e propõe um olhar disruptivo e propositivo para a reflexão e prática das igrejas, apontando para a necessidade de investir no estudo crítico das prisões no campo da Teologia e Ciências da Religião, que partindo de contextos específicos e concretos possa desmontar as prisões e ressituar a teologia em seu horizonte libertador, desenvolvendo saberes e práticas deslegitimadoras das penas e das prisões.

Publicado por

Teologia Pública

Somos um grupo de pesquisa dedicado a investigações no âmbito da Teologia Pública pensada a partir da América Latina, como contexto que provoca a reflexão teológica, em conexão com distintos espaços/públicos: 1) cultura, universidade, ciências; 2) sociedade, política, movimentos sociais; 3) igrejas, comunidades de fé, religiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *