Guerra e religiões é tema de encontro do grupo de pesquisa

A guerra é uma ferida na alma humana. Uma realidade que ainda não conseguimos superar. Enquanto um novo conflito bélico eclode no leste europeu, os Estados Unidos lançaram ataques aéreos na Somália; a Arábia Saudita bombardeou o Iêmen; e Israel atingiu a Síria e os palestinos na Faixa de Gaza.

Entre Ucrânia e Rússia, o crescimento das tensões, presente na região pelo menos desde 2014, levou a uma intervenção bélica pelos russos, há três semanas, no território ucraniano. As cenas são horríveis. Assim como na Somália, Iêmen, Síria e Gaza, assistimos na Ucrânia o ultraje da guerra, o horror dos bombardeios e medo dos civis em busca de refúgio. A paz ainda é um imperativo no século XXI.

Bombardeio aéreo na cidade de Mariupol. (Foto: Evgeniy Maloletka/AP)

Especialistas e especuladores falam de retorno ao império czarista e URSS, questões étnicas, preço do petróleo, movimentos da OTAN para o leste e crescimento da agenda nacionalistas e neonazistas. Independente das razões, sabemos que as principais vítimas são os pobres e os trabalhadores, aqueles e aquelas que não acumulam riqueza com a guerra.

INTERACTIVE_UKRAINE_CONTROL_DAY18_MARCH13_2022
(Fonte: Aljazeera.com)

Diante disso, cabe perguntas por parte de pessoas dedicadas a compreender e explicar as relações entre religião, política e teologia: qual seria o papel da igreja ortodoxa, principal comunidade de fé do leste europeu, no conflito? E as outras instituições religiosas, como se relacionam com os estados da região? Quais as reflexões e ações das religiões no contexto da guerra na Ucrânia?

Para ajudar a responder essas e outras questões, o Grupo de Pesquisa Teologia Pública em contexto Latino-americano, em parceria com os grupos Ética, Política e Religião: questões de fundamentação e História das religiões e religiosidades no Brasil, promove encontro on-line sobre “The War in Ukraine and the Churches” com o Prof. Dr. Thomas Bremer (University of Münster).

A atividade acontecerá sexta-feira, dia 18 de março, das 15h às 17h, horário de Brasília, via Zoom. O evento será em inglês. Para participar é preciso se inscrever aqui, ou através do QRcode.

Thomas Bremer (Foto: privada)

O professor Bremen é teólogo e autor de “Cruz e Kremilin“, com vasta experiência em estudos ecumênicos, eslavos, igrejas orientais e pesquisa para a Paz na Faculdade Teológica Católica da Westphalian Wilhelms University em Münster.

Publicado por

Lucas Duarte

Educador popular mestre em Teologia pela PUCPR, formado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017) e Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2016). Membro do Grupo de Pesquisa "Teologia Pública em contexto latino-americano". Tem experiência em Pastoral e Direitos Humanos; e pesquisa sistema carcerário em perspectiva abolicionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *