Falece pablo Richard

Aos 82 anos, o eminente teólogo e biblista, Pablo Richard faleceu nesta segunda-feira, 20/09/2021. Pablo Richard nasceu no Chile em 02/01/1939. Entre 1961 e 1963, estudou Filosofia em Viena. Em 1966, obteve licenciatura em teologia pela Universidade Católica do Chile. Em 1969, obteve licenciatura em Escrituras Sagradas pelo Instituto Bíblico de Roma. Entre 1969 e 1970, esteve na Escola Bíblica de Jerusalém. Em 1973, após o golpe militar de Pinochet, se exilou na França, onde viveu até 1978. Em 1977, obteve o Título de “doutor honoris causa” pela Faculdade Livre de Teologia Protestante de Paris. Em 1978, obteve doutorado em Sociologia da Religião pela Universidade de Sorbonne em Paris. Em 1978, mudou-se para a Costa Rica, onde passou a integrar a equipe do Departamento Ecumênico de Investigações (DEI), do qual foi diretor. Foi professor de teologia na Escola Ecumênica de Ciências da Religião da Universidade Nacional da Costa Rica e foi integrante da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA). Participou de um programa de formação permanente de Agentes de Pastoral em toda a América Latina.

O nosso grupo de pesquisa lamenta a morte desta personagem de relevo para teologia e ciências da religião no nosso continente, bem como faz memória agradecida pelas oportunidades de compartilhar eventos e atividades acadêmicas e pastorais. Além de seu testemunho, Pablo Richard deixa importante bibliografia.

Publicado por

Teologia Pública

Somos um grupo de pesquisa dedicado a investigações no âmbito da Teologia Pública pensada a partir da América Latina, como contexto que provoca a reflexão teológica, em conexão com distintos espaços/públicos: 1) cultura, universidade, ciências; 2) sociedade, política, movimentos sociais; 3) igrejas, comunidades de fé, religiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *