O humanismo cristão de Dietrich Bonhoeffer

Os teólogos luteranos da PUCPR, Jefferson Zeferino e Rudolf von Sinner publicaram o artigo O humanismo cristão de Dietrich Bonhoeffer no número 37 da Teologia em Questão no Dossiê Teologia e Sociedade: investigações sobre o reconhecimento dos cursos de teologia pelo MEC. Confira o resumo e texto completo abaixo.

O humanismo cristão de Dietrich Bonhoeffer: contribuições para uma epistemologia teológica

Jefferson Zeferino
Rudolf von Sinner

Resumo

A teologia no Brasil está em busca de sua identidade e cidadania acadêmica. A aprovação de cursos também em nível de bacharelado, há 20 anos, pelo Ministério da Educação, bem como a instituição de Diretrizes Curriculares Nacionais, a mais recente de 2016, são conquistas que não apenas reconhecem, mas também qualificam os cursos de Teologia. Cabe à comunidade acadêmica formular e discutir o que é o próprio da Teologia em meio a outras áreas do saber e a deste artigo é que o estudo teológico acadêmico pode haurir da força de sentido de tradições teológicas, interpretadas na profundidade de sua fé e confessionalidade. Com Dietrich Bonhoeffer, teólogo e mártir luterano, torna-se possível pensar o humano na radicalidade da sua existência por meio da imagem de um Deus humano e sofredor encarnado, crucificado e ressuscitado em Jesus Cristo. Viver a humanidadea termo a partir do Deus que se fez humano em Cristo é a proposta da cristoformação bonhoefferiana e elemento fundante de seu humanismo cristão. Assim, podem ser evitados tanto fundamentalismos e tentativas de fuga mundi, quanto secularismos exacerbados que excluem a transcendência da vida humana. Positivamente, a Teologia será pública e participará na academia, na sociedade e nas igrejas com sua contribuição específica em meio à diversidade religiosa e de posições.

Texto completo aqui.

Publicado por

Lucas Duarte

Educador popular mestre em Teologia pela PUCPR, formado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017) e Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2016). Membro do Grupo de Pesquisa "Teologia Pública em contexto latino-americano". Tem experiência em Pastoral e Direitos Humanos; e pesquisa sistema carcerário em perspectiva abolicionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *