Carlos Caldas fala sobre C. S. Lewis na Perspectiva Teológica

O teólogo Carlos Caldas da PUC Minas publicou o artigo Space angels: angelology in C. S. Lewis’s cosmic trilogy no Dossiê Pneumatologia da Revista Perspectiva Teológica do Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE. Confirma abaixo o resumo e link para o texto completo.

ANJOS DO ESPAÇO: ANGELOLOGIA NA TRILOGIA CÓSMICA DE C. S. LEWIS

Carlos Caldas

Resumo

O escritor norte-irlandês C. S. Lewis (1898-1963) foi um dos mais des­tacados pensadores cristãos do século passado. Autor de vasta obra, transitou por áreas como crítica literária, literatura infanto-juvenil, ficção científica e textos de exposição teológica e apologética propriamente. Na categoria ficção científica destaca­-se a assim chamada “Trilogia Cósmica”: Além do planeta silencioso, Perelandra e Aquela fortaleza medonha. Nestes três livros Lewis apresenta grande gama de temas. Dentre tantos, a angelologia – o estudo sistematizado dos seres celestiais conhecidos como anjos. O objetivo do presente artigo é apresentar as principais influências que Lewis utilizou para construir sua angeologia, literatura judaica antiga, representada por textos como o Enoque Etíope (ou Livro de Enoque ou 1Enoque) e a tradição bíblica. Procurar-se-á também defender a hipótese que, com o recurso da literatura de ficção, Lewis constrói uma teologia imaginativa e sugestiva que é uma crítica ao racionalismo da teologia continental de seu tempo.

Texto completo aqui.

Publicado por

Lucas Duarte

Educador popular mestre em Teologia pela PUCPR, formado em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017) e Teologia pelo Instituto São Paulo de Estudos Superiores (2016). Membro do Grupo de Pesquisa "Teologia Pública em contexto latino-americano". Tem experiência em Pastoral e Direitos Humanos; e pesquisa sistema carcerário em perspectiva abolicionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *