NOSSO GRUPO
O grupo de pesquisa Teologia Pública em Contexto Latino-Americano, liderado pelo Prof. Dr. Rudolf von Sinner, tendo como vice-líder o Prof. Dr. Euler Renato Westphal, iniciou suas atividades nas Faculdades EST em São Leopoldo. Sua atuação data desde o ano de 2003, passando para seu nome atual em 2010. O líder do grupo esteve envolvido, inclusive, com a criação da Rede Global de Teologia Pública em Princeton no ano de 2007, ocupando atualmente sua presidência. Desde 2020 o grupo está alocado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
NOSSA ÁREA
A própria conceituação de teologia pública é uma das discussões assumidas pelo grupo que, hoje, tende a perceber o tema mais como uma área de estudos, um conceito guarda-chuva ou, ainda, um termo agregador ao redor do qual pesquisas várias podem ser realizadas. Como identificou outro membro do grupo de pesquisa, Jefferson Zeferino, em sua tese doutoral, as publicações em teologia pública no Brasil nas duas últimas décadas podem ser agrupadas de maneira sucinta em dois grandes grupos, um que procura pensar o lugar e o papel da teologia no contexto universitário diante do qual se pergunta também sobre uma linguagem adequada para a teologia nesse ambiente (no Brasil, inicialmente, uma tendência mais católica); e um segundo conjunto de trabalhos que diz respeito às produções que conjugam teologia (religião, narrativas de sentido) e espaço público (política, cultura, sociedade; no Brasil, inicialmente, uma tendência mais protestante).
NOSSO FOCO
Assim, entre outras abordagens, o grupo de pesquisa visa analisar a presença das religiões e dos discursos teológicos no espaço público brasileiro. Identifica, outrossim, desafios éticos da sociedade brasileira contemporânea e avalia a pertinência de modos teológicos de se pensar a situação atual.
NOSSO TRABALHO
Entre as atividades recentes do grupo destacam-se suas reuniões mensais que, em parceria com o grupo de pesquisa Ética, política e religião: questões de fundamentação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, contam com pesquisadoras e pesquisadores de várias regiões e instituições do país, nas quais se debatem os temas mais recentes de suas investigações; a iniciativa chamada International Lecture Series que, desde 2020, reúne pesquisadores e pesquisadoras de diferentes países para a discussão de temas candentes da sociedade em sua relação com a religião; e a Coleção Teologia Pública, editada em parceria com a Editora Sinodal e que, em 2020, chegou ao seu oitavo volume.