Imagem: Teólogo Jürgen Moltmann © Jens Schulze/epd-bild/KNA (imagem de arquivo)

Morre Jürgen Moltmann

O teólogo protestante Jürgen Moltmann faleceu nesta segunda-feira, aos 98 anos, em Tübingen, como sua família confirmou ao Evangelical Press Service (epd). Ele foi considerado um dos mais importantes teólogos e teólogas protestantes do século XX. Sua Teologia da Esperança, publicada em 1964, foi traduzida para vários idiomas e influenciou teólogos em todo o mundo.

Edição brasileira de Teologia da Esperança publicada pela Edições Loyola.

Moltmann começou seus estudos teológicos enquanto era prisioneiro de guerra na Inglaterra. Ele nasceu em 8 de abril de 1926, em Hamburgo, na Alemanha. De 1953 a 1957, Moltmann foi pastor da pequena comunidade de Wasserhorst em Bremen e também pastor de estudantes, depois professor na Escola Superior Eclesiástica em Wuppertal e depois na Universidade de Bonn. De 1967 até sua aposentadoria em 1994, lecionou teologia sistemática e ética social na Faculdade Teológica Evangélica da Universidade de Tübingen. Outras obras conhecidas de Moltmann incluem “O Deus Crucificado” (1972) e “Igreja no Poder do Espírito” (1975). Ele era casado com a teóloga feminista Elisabeth Moltmann-Wendel, falecida em 2016.

Moltmann é considerado por alguns como o teólogo europeus que mais entendeu a América Latina, onde esteve pela primeira vez em 1977 visitando Argentina, Brasil, Trinidad e Tobago e México. Foi nesta viagem que teve contato direto com teólogos da libertação, o que, posteriormente, influenciaria uma aproximação de suas reflexões teológicas ao contexto latino americano.

Em 2016, foi sua última visita ao Brasil, onde teve oportunidade de participar do Seminário Internacional de Teologia, promovido pela Faculdade Unida, em Vitória, no Espírito Santo.

Jürgen Moltmann, em 2016, no Seminário Internacional de Teologia, promovido pela Faculdade Unida, em Vitória, no Espírito Santo.

Com informações de Katholisch.de e Folha de Vitória.

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Teologia Pública

Somos um grupo de pesquisa dedicado a investigações no âmbito da Teologia Pública pensada a partir da América Latina, como contexto que provoca a reflexão teológica, em conexão com distintos espaços/públicos: 1) cultura, universidade, ciências; 2) sociedade, política, movimentos sociais; 3) igrejas, comunidades de fé, religiões.

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