Pentecostalização assentada

Os pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fábio Py e Marcos A. Pedlowski, publicaram o artigo Pentecostalização assentada no assentamento Zumbi dos Palmares, Campos dos Goytacazes, RJ no Dossiê Novos Messianismos da Revista Perspectiva Teológica da FAJE. Confira abaixo o resumo da publicação e o link para o texto completo.

PENTECOSTALIZAÇÃO ASSENTADA NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES, CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ

Fábio Py

Marcos A. Pedlowski

Resumo

O artigo destaca o crescimento pentecostal vivenciado no assentamento Zumbi dos Palmares, em Campos dos Goytacazes, que fica localizado na região Norte Fluminense. Neste assentamento, em pouco mais de 20 anos de existência, o número de evangélicos pentecostais passou de 7% a 75% dos integrantes, modificando a configuração religiosa do assentamento, que apresentava significativa maioria católica nos anos próximos à sua fundação. No artigo, se destaca a mobilidade religiosa, na qual realça a perda de força do catolicismo popular e o crescimento do pentecostalismo no assentamento. No trabalho, se adaptará o conceito de mecanismo de desencaixe, definido por Antony Giddens, para descrever a intensa mobilidade religiosa no assentamento como o processo “desencaixe” dos sujeitos ante determinada dinâmica social e o posterior “reencaixe” em nova conexão social. Para tanto, se utilizará tanto da metodologia quantitativa, quanto de metodologias qualitativas, como entrevistas semiestruturadas e a observação participante.

Texto completo aqui.

Publicado por

Teologia Pública

Somos um grupo de pesquisa dedicado a investigações no âmbito da Teologia Pública pensada a partir da América Latina, como contexto que provoca a reflexão teológica, em conexão com distintos espaços/públicos: 1) cultura, universidade, ciências; 2) sociedade, política, movimentos sociais; 3) igrejas, comunidades de fé, religiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *